Loading

Criminologia Verde

grandes corporações e danos socioambientais no Sul global

 
“Não são poucos os casos que vivenciamos na América Latina de enormes violações de direitos humanos e destruição de inteiros ecossistemas por grandes empresas nacionais e transnacionais. Justamente em face dessa história, encontramo-nos atualmente diante de grandes desafios, já que a própria vida tal como a conhecemos está ameaçada em nosso planeta pela expansão sem limites do capital. As mudanças climáticas se fazem ver nesse contexto e as desigualdades se aprofundam. A pandemia da covid-19 também está explicitando todas as contradições envolvendo a contemporaneidade: outras pandemias vieram antes, e aparentemente muito pouco aprendemos sobre nossa relação com a natureza. (…)
 
O que Rafaela propõe neste trabalho é a necessidade, inicialmente, de que cada um desses processos seja visibilizado, denunciado e, então, sejam objetos de mobilização política contra-hegemônica. Pois de nada vale sabermos dos riscos se nada fizermos para evitar e reparar os danos. Para isso, porém, é necessário que os saberes que informem as ações sejam sempre atravessados pelo pluralismo, pela multiplicidade, pela compreensão de que a epistemologia positivista, branca e do norte muito pouco tem a contribuir nesse cenário. Se queremos entender os danos causados pela nova forma do capital, precisamos também aprender com outros saberes tão achincalhados pelo racismo epistemicida: aqueles desenvolvidos ao longo de séculos pelos diferentes povos que habitam a Terra, povos das florestas, dos rios e dos desertos.
 
Desafiar o individualismo e o consumismo, bem como a tentação de nos identificarmos como empresas de nós mesmas diante da ruptura com qualquer traço de solidariedade, mediadas como estamos pelas telas, é uma atitude necessária. Esta obra vem contribuir com esses questionamentos, e certamente é a primeira de muitas que ainda virão.”
 
– do prefácio de Marília De Nardin Budó.

COMPRE AGORA

no Brasil

versão impressa

e-book

pelo mundo

PT

ES

US

SUMÁRIO

Agradecimentos

Prefácio

1 Introdução

2 A expansão neoliberal e a produção de danos socioambientais no Sul global
2.1 O neoliberalismo e o papel das corporações transnacionais
2.2 Crimes dos poderosos: a estrutura burocrática corporativa entre a violência e a imunização
2.3 Colonialidade e mineração na América Latina: do contexto da privatização da Companhia Vale do Rio Doce à financeirização

 

3 Do movimento de “esverdeamento” da criminologia aos debates sobre vitimização ambiental e responsabilização
3.1 Notas sobre a criminologia verde
3.2 Criminologia ecoglobal e intersecções teóricas
3.3 Vitimização ambiental e ativismo: a articulação internacional dos atingidos e atingidas pela Vale 

4 Conclusão

Referências

Ficha técnica

ano 2022 
144 páginas formato 16×23 
ISBNs 978-65-846850-7-9 (impresso) 978-65-846-8503-1 (digital) 
edição Bruna Schlindwein Zeni revisão ortográfica Jádia Timm ilustrações Mitti Mendonça capa | projeto gráfico Laura Guidali Amaral

conheça um pouquinho do projeto gráfico:

veja também:

Shopping Basket