Loading

Marcos Alan Ferreira

Além de ser um pai muito feliz de duas lindas meninas de 5 e 8 anos, e gostar muito de corrida de rua, é também professor Associado no Departamento de Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista Produtividade do CNPq. 

Sua formação é diversa dentro das ciências sociais: doutor em Ciência Política pela Unicamp (2010), Mestre em Relações Internacionais – Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2006), e cientista social pela UNESP-Araraquara (2003). 

Como Pesquisador Visitante, esteve nas Universidades de Manchester (Reino Unido – 2018 e 2019), Uppsala (Suécia – 2014) e de São Paulo (2021-2022). Como Professor Visitante, esteve na Univ. of Arts-London (2022) e Univ. de Vechta (Alemanha – 2017 e 2019). É docente colaborador no Mestrado em Desenvolvimento Social na Universidad Núr (Bolívia).

Na sociedade civil, atua em projetos educacionais da Comunidade Bahá’í, em particular no Instituto para Estudos em Prosperidade Global (ISGP) e nas ações da Secretaria de Assuntos com Sociedade e Governo (SASG).

Membro da Global Initiative against Transnational Organized Crime (GI-TOC) desde 2021. Foi membro do Conselho de Governança da IPRA (International Peace Research Association) entre 2016-2020. 

Atualmente sua pesquisa está focada em dois grandes temas. Primeiramente, nos impactos da violência armada (tanto do crime organizado como do Estado) na paz do Brasil e da América do Sul. Segundo, examina como a violência e o crime organizado impactam dois grupos centrais na construção de uma sociedade: os jovens e as mulheres. 

A trajetória de Marcos se inspira na ideia de que o progresso da sociedade depende decisivamente da promoção da justiça e da consciência da unicidade da humanidade, tal como preconizado pelo pensador persa ‘Abdu’l-Bahá.

Shopping Basket