edição feminista, afetiva e sustentável
Autora das obras Feminicídio de Estado e Brazilian Feminist Criminology, do prefácio de Criminologia Feminista no Brasil: diálogos com Soraia Mendes, livro organizado em sua homenagem e Curadora da Coleção Criminologias Feministas [todas orgulhosamente editadas pela Blimunda :D].
Soraia é Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB, e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Direito – do Centro Unificado de Brasília – UniCeub, também atua como consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos e da Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos para o CASO 12.263 Márcia Barbosa vs. Brasil, primeira condenação internacional do Brasil por feminicídio.
Advogada criminalista especialista em direitos das mulheres em processos emblemáticos como, por exemplo, o Caso Mariana Ferrer, o Caso Dani Calabresa vs. Marcius Melhen, a ADPF 779 referente à tese da legítima defesa da honra e o Caso Luana Barbosa, perante o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Foi coordenadora nacional do Comitê para América Latina e o Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres – CLADEM, organização proponente do Caso Maria da Penha perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, nas gestões 2016-2018 e 2018-2020.