edição feminista, afetiva e sustentável
Tobias foi contemporâneo de Nina. Enquanto Alvino e Salomão lecionavam juntos em São Paulo e Teresa pesquisava a cidade de muros, Alba estudava o seu Rio de Janeiro, cidade também de Maria Lúcia, Nilo e Vera Malaguti. Mais ao Sul, Vera Regina, assim como Maurício, recebeu orientação de Juarez. Depois, Vera orientou Carmem, que tem afinidade temática com Soraia; Luciano, que estudou Nina; e Salo, contemporâneo e colega de Rodrigo – ambos leitores de Roberto. Álvaro e Salah compartilham temas de comum interesse com Salo, que também leu Nino, Vera e Juarez… Neste livro, professores e pesquisadores traçam um mapa do pensamento criminológico brasileiro. A narrativa de suas trajetórias e produções acadêmicas mostra como suas ideias foram tecendo, assim mesmo enredadas, algo que hoje reconhecemos como uma criminologia brasileira.
Este Atlas é um registro histórico e um livro de referência para estudantes, pesquisadores e curiosos a respeito de como temos olhado para as muitas violências do Brasil.
Participam do projeto:
Aline Passuelo de Oliveira; Bruno Cortez Torres Castelo Branco; Bruno Shimizu; Carlos Adalberto Ferreira de Abreu; Carolina Costa Ferreira; Christiane Heloisa Kalb; Christiane Russomano Freire; Daniel Silva Achutti; Ellen Cristina Carmo Rodrigues Brandão; Jacson Luiz Zilio; Jéssica Veleda Quevedo; Leandro Ayres França; Lucas Henrique Lopes dos Santos; Mariana Barrêto Nóbrega de Lucena; Renata Almeida da Costa; Rômulo Fonseca Morais; Tamires de Oliveira Garcia; Thaís Ferreira de Souza; Thiago Allisson Cardoso de Jesus; Tiago Lorenzini Cunha, e Yuri Felix Pereira.
Apresentação
Alba Maria Zaluar
Álvaro Filipe Oxley da Rocha
Alvino Augusto de Sá
Carmen Hein de Campos
Juarez Cirino dos Santos
Luciano Góes
Maria Lúcia Karam
Maurício Stegemann Dieter
Nilo Batista
Raimundo Nina Rodrigues
Roberto Lyra Filho
Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
Salah Hassan Khaled Júnior
Salo de Carvalho
Sérgio Salomão Shecaira
Soraia da Rosa Mendes
Teresa Pires do Rio Caldeira
Tobias Barreto de Meneses
Vera Malaguti de Souza Weglinski Batista
Vera Regina Pereira de Andrade
Sobre as autoras e os autores
ano 2022
194 páginas formato 16×23
ISBNs 978-65-84685-10-9 (impresso) 978-65-84685-09-3 (digital)
edição Bruna Schlindwein Zeni revisão ortográfica Ariene Nascimento capa | projeto gráfico Bruna Leão Rangel