Aprendizado e pesquisa em Justiça Restaurativa

contribuições para caminhos acadêmicos no Brasil

Adriana Padua Borghi
<coordenadora>

” Compartilhamos nas próximas páginas as memórias do percurso de três anos do Núcleo de Extensão em Justiça Restaurativa da USP (NUJURES), as quais sentimos necessidade de publicizar. Torná-las pública e acessível nos pareceu ser a função última de um Núcleo de Extensão Universitária que produziu aprendizagens e conhecimento de mãos dadas com a comunidade.

(…)

Aprendemos nesse percurso a honrar múltiplas formas de saber e conhecer, a flexibilizar a gramática quando a garganta engasga, a respirar quando lhe falta o ponto final. Como transmitir essas questões a leitores se padronizamos as manifestações? Realizamos um esforço de revisar o material a muitas mãos, mas sem buscar a perfeição da forma.

Para organizar a forma livro não privilegiamos a ordem cronológica dos eventos, mas o agrupamento por três eixos: o eixo pesquisa; das violências estruturais e das diversas ambiências. 

No eixo de pesquisa compusemos a trajetória do NUJURES com o encontro no qual ouvimos a experiência de outros grupos de estudos em JR, o USP-restaura (SP), o GEJUR (PR) e do Núcleo de JR de Uberaba (MG). O eixo que aborda as violências estruturais desloca a discussão teórica para a escutas de pesquisadoras experientes e suas práticas que se debruçam sobre essas questões em relação com a JR. Por fim, no eixo sobre as diversas ambiências, destacamos diversos locais de implementação da JR, seja na comunidade, no poder executivo ou experiências dentro do poder Judiciário.”

Trecho da apresentação escrita pela coordenadora.

Ficha técnica

ano 2024 
PDF
|  A4
ISBN 978-65-84685-45-1 
DOI 10.51779/9786584685451
edição Bruna Schlindwein Zeni <> revisão técnica Susana Souza e Renata Zarantonelli Barbosa <> posfácio Geraldo Miniuci <> capa IA <> projeto gráfico Laura Guidali Amaral

veja também: