Loading

Quando a mentira ameaça o futuro

desinformação climática e seus impactos na democracia

Falar em desinformação climática é, inevitavelmente, falar sobre a sustentação da racionalidade capitalista neoliberal que preside a economia global, bem como todas as esferas de nossa vida, inclusive nossa subjetividade. Talvez por isso, abordar a desinformação seja algo tão complexo: ela esconde objetivos muito mais profundos do que qualquer um pode enxergar à primeira vista.
A mudança climática é inegável atualmente, existindo um consenso de pelo menos 97% dos cientistas climáticos quanto ao seu caráter antrópico e aos graves riscos que dela podem advir para a preservação da espécie humana na Terra. Mesmo assim, esse consenso dos cientistas não se traduz em um consenso da sociedade, se verificando, nas palavras de Danowski, uma espécie de “esquizofrenia” com relação a esse tema.
Essa obra demonstra que essa incoerência não acontece à toa, ela é um produto da desinformação, e os seus fabricantes sabem muito bem o que estão fazendo. Procura-se, então, demonstrar quem são os principais responsáveis pela desinformação, como se organizam e quais são seus objetivos.
A desinformação climática não é um fenômeno inédito, mas poderia se dizer que ela bebeu das fontes das campanhas de desinformação promovidas pela indústria do tabaco no final do século XX. De igual modo, as informações falsas e deturpadas promovidas por políticos sobre a pandemia do coronavírus também se “inspiraram” nessas estratégias de desinformação sobre a mudança do clima. Pudemos presenciar de forma extremamente real e aterradora o seu poder e a sua capacidade de tirar vidas por projetos políticos mesquinhos.
Ela tem o propósito de negar uma crucial contradição do nosso modo de vida atual: por um lado uma racionalidade que promove o crescimento econômico sem limites como um valor intrínseco e que avalia toda a nossa existência em termos de dinheiro; por outro, os limites planetários que já indicam há muito estarem sendo desrespeitados. A natureza que foi tratada por séculos como algo inerte e distante da nossa “civilização”, agora nos responde com toda a sua potência.

no Brasil

obra impressa

e-book

pelo mundo

SUMÁRIO

Apresentação de Amanda Rossini Martins

Introdução 

A democracia é uma fraude? – Breve intróito ao Capítulo 1

1 Democracia Ambiental
1.2 O direito à informação sobre o estado do meio ambiente

2  Desinformação Ambiental e Climática
2.1  Desinformação e fake news
2.2  A desinformação ambiental e climática
2.3  Funções e impactos da desinformação ambiental e climática na democracia e na preservação do meio ambiente

3  Soluções para o Fenômeno da Desinformação Ambiental
e Climática
3.1  Legislação de combate à desinformação nas redes sociais
3.2  Responsabilização de agentes públicos pela disseminação
de desinformação
3.3  Educação ambiental e climática

Considerações Finais

Referências 

Ficha técnica

ano 2023
184 páginas formato 16×23 
ISBNs 978-65-84685-37-6 (impresso) 978-65-84685-38-3 (digital)
edição Bruna Schlindwein Zeni revisão ortográfica Gabriela Cristine Souza capa Suzane Lopes projeto gráfico e diagramação Fabricando Ideias Design Editorial

veja também:

Shopping Basket